Uma nova frente fria promete alterar as condições climáticas no sul do Brasil neste fim de semana, com tendência de instabilidade se expandindo para o Centro-Oeste e Sudeste no início da próxima semana. Apesar de ser um evento esperado, a MetSul Meteorologia ressalta que essa frente fria será menos intensa que a anterior, que trouxe chuvas fortes e tempestades severas na semana anterior. Este sistema frontal, portanto, não será acompanhado por uma massa de ar frio significativa e tampouco por uma massa de ar quente excepcional, como foi observado anteriormente.
No sábado, o estado do Rio Grande do Sul começará a sentir os efeitos da mudança. O sol irá aparecer entre nuvens, mas a nebulosidade aumentará significativamente no decorrer do dia. Chuva poderá se manifestar em áreas mais a Oeste, mas a maior parte dos locais enfrentará a instabilidade do final da tarde para a noite. Em Porto Alegre, é esperado que o sábado tenha sol e nuvens, com possível precipitação ocorrendo à noite ou no início do domingo.
Como a frente fria afetará outras regiões do Sul do Brasil?
Sob influência da frente fria, Santa Catarina experimentará chuvas em todas as suas regiões no domingo, com previsões indicando volumes mais intensos entre o Oeste e o Meio-Oeste. No Nordeste catarinense, espera-se uma precipitação irregular à medida que o sistema perde força. Para o Paraná, o tempo também encontrará mudanças, com precipitações esperadas em várias áreas, especialmente no Oeste, Sul e Centro do estado.
O clima no Centro-Oeste e Sudeste será impactado?
A instabilidade também alcançará o Centro-Oeste e Sudeste brasileiros no começo da próxima semana. No Mato Grosso do Sul, a previsão indica possíveis chuvas já no domingo, mas a instabilidade será mais pronunciada na segunda-feira, afetando principalmente as cidades do Sul do estado. Em São Paulo, são esperados aumentos de nebulosidade e chuvas em diversos locais na segunda-feira, embora estas sejam irregulares e não se espalhem por todo o estado.

Devo me preocupar com tempestades severas?
Embora seja uma mudança de tempo típica, a MetSul Meteorologia alerta que o risco de tempestades severas permanece baixo, não excluindo, contudo, a ocorrência de temporais isolados. Além disso, não se espera quedas significativas na temperatura, uma vez que não há uma massa de ar frio substancialmente forte associada à frente fria.
Os residentes das áreas mencionadas devem permanecer atentos às atualizações meteorológicas para confirmar a previsão e tomar quaisquer medidas necessárias para lidar com as condições climáticas. Esses informes são cruciais, especialmente para aqueles envolvidos em atividades ao ar livre ou com planos de viagem nestes dias.