Comentei!
  • Início
  • Cidades
    • Tempo
  • Entretenimento
    • Horóscopo
    • Curiosidades
  • Beleza & Estilo
  • Tecnologia
    • Carros
  • Jogos
    • Onde Assistir?
    • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Comentei!
  • Início
  • Cidades
    • Tempo
  • Entretenimento
    • Horóscopo
    • Curiosidades
  • Beleza & Estilo
  • Tecnologia
    • Carros
  • Jogos
    • Onde Assistir?
    • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Comentei!
Sem resultados
Ver todos os resultados
Carros elétricos recarregando - Créditos: depositphotos.com / ifeelstock

Carros elétricos recarregando - Créditos: depositphotos.com / ifeelstock

Emissões de CO2 crescem na Europa e venda de carros elétricos diminuem

por Redação Comentei F.
junho 15, 2025
em Carros
Tempo de leitura:4 minutos
A A

Nos últimos anos, a Europa tem buscado reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes de veículos novos, com o objetivo de cumprir metas ambientais cada vez mais rígidas. Em 2024, porém, foi registrado um leve aumento nas emissões médias de CO2 dos carros de passeio e veículos comerciais leves, segundo dados preliminares da Agência Europeia do Meio Ambiente. Esse cenário reacendeu discussões sobre o impacto da desaceleração nas vendas de veículos elétricos e os desafios para atingir os limites estabelecidos pela União Europeia.

O aumento observado nas emissões médias de CO2 foi atribuído, em grande parte, à diminuição da participação dos veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in no mercado europeu. Apesar de as médias ainda estarem dentro dos limites definidos para 2024, a situação exige atenção, especialmente diante das metas mais rigorosas previstas para 2025. O desempenho do setor automotivo, portanto, tornou-se um ponto central no debate sobre sustentabilidade e mobilidade urbana no continente.

Por que as emissões de CO2 voltaram a crescer na Europa?

Após três anos consecutivos de queda, as emissões médias de CO2 dos veículos novos aumentaram em 2024. Os carros de passeio passaram a emitir, em média, 106,8 gramas de CO2 por quilômetro, enquanto os veículos comerciais leves atingiram 185,4 g/km. O principal fator para esse crescimento foi a redução no ritmo de vendas de carros elétricos e híbridos plug-in, que perderam participação no total de emplacamentos. Essa tendência foi observada tanto na União Europeia quanto em países como Reino Unido, Noruega e Islândia, integrantes da EFTA.

Como a diminuição das vendas de elétricos impacta as metas ambientais?

A desaceleração nas vendas de veículos elétricos teve efeito direto no aumento das emissões médias de CO2. Em 2024, a participação dos modelos 100% elétricos caiu de 14,6% para 13,6% entre os carros de passeio na União Europeia. Os híbridos plug-in também apresentaram queda, passando de 7,7% para 7,1%. No segmento de veículos comerciais leves, a procura por versões elétricas foi ainda menor, com a participação caindo de 8,3% para 6,4%. Esse cenário dificulta o alcance das metas ambientais estabelecidas, já que os veículos movidos a combustíveis fósseis continuam predominando nas vendas.

Quais são as novas metas de emissões para 2025 na União Europeia?

A partir de 2025, as regras para emissões de CO2 ficarão ainda mais rígidas. Os limites estabelecidos pela União Europeia serão de 93,6 g/km para carros de passeio e 153,9 g/km para veículos comerciais leves. Para atender a essas exigências, as montadoras precisarão acelerar a transição para tecnologias mais limpas, como os veículos elétricos e híbridos. Apesar de uma recente alteração na fórmula de cálculo, que oferece mais tempo para adaptação, o desafio permanece significativo para o setor automotivo.

Trânsito de Paris - Créditos: depositphotos.com / HJBC
Trânsito de Paris – Créditos: depositphotos.com / HJBC

O que esperar do mercado de veículos elétricos em 2025?

Mesmo com a queda registrada em 2024, os primeiros meses de 2025 apontam para uma recuperação nas vendas de veículos elétricos. Entre janeiro e abril, houve um crescimento de 26,4% nas vendas de carros de passeio totalmente elétricos na União Europeia, enquanto os híbridos plug-in aumentaram 7,8%. Considerando também o Reino Unido e países da EFTA, o avanço foi ainda maior, com crescimento de 27,4% para elétricos e 11,2% para híbridos plug-in. Esses números indicam uma possível retomada da tendência de redução das emissões médias de CO2, caso o ritmo de vendas se mantenha elevado.

  • Emissões médias de CO2 aumentaram em 2024 após três anos de queda.
  • Vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in caíram, impactando negativamente os resultados ambientais.
  • Metas para 2025 serão mais rigorosas, exigindo esforços adicionais das montadoras.
  • Primeiros meses de 2025 mostram sinais de recuperação nas vendas de elétricos.

O desempenho do mercado automotivo europeu em relação às emissões de CO2 permanece sob análise, especialmente diante das novas metas ambientais. O ritmo de adoção de veículos elétricos será determinante para o cumprimento dos objetivos estabelecidos e para a redução do impacto ambiental no setor de transportes.

Comentei é um website que compartilha notícias de assuntos interessantes de forma independente na internet.

  • Início
  • Cidades
  • Entretenimento
  • Beleza & Estilo
  • Tecnologia
  • Jogos

© 2025 Comentei! | Termos de Uso - Política de Privacidade

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Cidades
    • Tempo
  • Entretenimento
    • Horóscopo
    • Curiosidades
  • Beleza & Estilo
  • Tecnologia
    • Carros
  • Jogos
    • Onde Assistir?
    • Esportes

© 2025 Comentei! | Termos de Uso - Política de Privacidade

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está consentindo com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.