O mercado europeu de carros elétricos enfrenta desafios significativos, com vendas que não atingem as expectativas. Apesar disso, as montadoras continuam a investir em modelos mais acessíveis, visando ampliar o público-alvo e garantir a rentabilidade. A Renault, por exemplo, já lançou sua linha retrô inspirada em clássicos da marca. Agora, a Volkswagen entra na competição com o ID.Every1, um compacto elétrico que promete ser uma alternativa competitiva no segmento.
O ID.Every1, ainda em fase de conceito, é o sucessor do E-up! elétrico, descontinuado em 2023. Este novo modelo é substancialmente maior, medindo 3,88 metros, o que representa um aumento de 280 milímetros em relação ao seu antecessor. A expectativa é que o preço do ID.Every1 seja semelhante ao do futuro Renault Twingo, girando em torno de 20.000 euros, aproximadamente 121 mil reais.
Quais são as características do Volkswagen ID.Every1?
Embora o ID.Every1 ainda seja um conceito, espera-se que poucas mudanças ocorram até a versão final de produção. O modelo contará com limpadores dianteiros e traseiros, espelhos retrovisores maiores e sensores de estacionamento. O design incorpora elementos do Golf de primeira geração, com uma linha de cintura que remete ao clássico desenhado por Giorgetto Giugiaro e um contorno preto na tampa traseira que lembra o hot hatch GTI original de 1976.
As rodas de 19 polegadas do ID.Every1, embora grandes para um carro compacto, não parecem exageradas. A Volkswagen pode oferecer rodas menores para aqueles que priorizam conforto e autonomia. Um aspecto interessante é a possibilidade de o modelo de produção ter portas de carregamento em ambos os para-lamas dianteiros, uma decisão que ainda está em avaliação devido ao corte de custos no Grupo VW.
Como é o interior do ID.Every1?
O interior do ID.Every1 foi projetado para oferecer tanto espaço quanto o Polo, graças à plataforma dedicada para carros elétricos. O veículo acomoda confortavelmente quatro pessoas e possui um compartimento de bagagem de 305 litros, um tamanho decente para um carro deste segmento. O painel de instrumentos digital, cada vez mais raro, está presente à frente do motorista, enquanto a central multimídia controla o ar-condicionado e outras funções, eliminando a necessidade de botões físicos.
Um recurso inovador é o alto-falante Bluetooth removível localizado entre os bancos dianteiros. Além disso, o console central é deslizante, semelhante ao encontrado na minivan ID. Buzz. O lado do passageiro do painel possui um trilho para fixar um tablet ou uma prateleira que funciona como mesa.
Qual é a plataforma e a motorização do ID.Every1?
O ID.Every1 é baseado na plataforma MEB de tração dianteira, a mesma utilizada pelo ID.2. O conceito possui um motor montado no eixo dianteiro que produz 94 cavalos de potência, permitindo uma velocidade máxima de 130 km/h. Embora o tamanho da bateria não tenha sido divulgado, a Volkswagen promete uma autonomia mínima de 250 quilômetros.
A montadora planeja lançar o ID.2 no próximo ano e o ID.1 em 2027. O ID.2 também dará origem a um derivado GTI e a um modelo ID.2X com características de um aventureiro. O conceito esportivo já foi apresentado como ID. GTI, enquanto a versão SUV será revelada no IAA Mobility Show de 2025, em Munique.