Períneo – Cirurgia, Preços, O que é?
O assunto em questão ainda é um tema complicado, até mesmo entre as mulheres. Muitas se sentem constrangidas e temem ser vulgar ao tocar no assunto, até mesmo com seu Médico
Mas saiba que é uma procedimento simples e muito usado, principalmente com a chegada da idade e após o parto , quando o períneo fica prejudicado e um pouco afrouxado.
O que é Perínio?
A palavra períneo tem origem grega que significa peri (= ao redor de) e naion (= ânus).
O períneo é uma área pequena que tem o formato de um losango e é formado por músculos e pele, e tanto o homem como a mulher tem esse órgão. Na mulher o períneo está situado na parte de baixo da vulva e vai até o ânus.
Quanto a localização no homem o períneo fica entre o saco escrotal e o ânus. Porém a cirurgia é mais utilizada em mulheres.
Procedimentos da Cirurgia
A cirurgia demora em torno de 30 minutos até 1hora e 30 dependendo do procedimento. Já a anestesia no paciente pode ser uma anestesia local com sedação leve ou ser sedado com uma anestesia peridural.
A recuperação se dá em 1 semana , e com 40 dias já é possível voltar a ter uma vida normal com Exercícios e relações sexuais.
Porque fazer a cirurgia?
Porque alguns problemas genitais e de estética afetam a auto-estima da mulher chegando até a comprometer o relacionamento sexual do casal a ponto de causar uma separação .Com a cirurgia com é possível ganhar qualidade de vida.
Quanto custa a Cirurgia?
Na rede particular , dependendo dos procedimentos , o preço pode variar entre 1000 até 9 mil reais.
Onde fazer a Cirurgia de Períneo
A cirurgia pode ser realizada com seu médico particular e também através do SUS.
O Ministério da Saúde estima que esse tipo de cirurgia está entre os procedimentos que representem cerca de 70% da fila de espera do SUS por cirurgias.
A cirurgia é realizado pelo ginecologista e geralmente eles incluem exercícios com fisioterapia uroginecológica para complementar o tratamento de quem sofre com incontinência urinária.
Recomendações pré e pós operatórias
Pré operatórias : Existem várias recomendações porém é válido lembrar algumas como: não fumar e nem usar drogas ilícitas nas semanas anterior à cirurgia, evitar medicamentos sem ordem médica, manter uma higiene rigorosa da genitália e depilar os pêlos pubianos antes da cirurgia.
Pós operatórias: Manter a higiene do local, abstinência sexual conforme a orientação médica e usar preferencialmente calcinhas de algodão.