A causa comum de formigueiro na coxa é a doença conhecida como meralgia paresthetica, que muitas vezes envolve o encarceramento do nervo perto da coluna vertebral. Esta condição geralmente tem causas externas e, normalmente, não é irreversível. Outras causas de formigueiro na coxa pode ser mais grave, incluindo a esclerose múltipla e doenças dos nervos e coluna vertebral. Se formigueiro continuar por um longo período de tempo, é aconselhável consultar um médico para descartar doenças graves.
A Meralgia parestésica refere-se a doença em que os nervos responsáveis pela sensibilidade em uma ou ambas as coxas são comprimidas. Quando os nervos estão impingida, pode causar o que é muitas vezes descrito como uma sensação de alfinetes e agulhas picando a pele. Também podem progredir para um ponto onde a coxa se torna completamente insensível. Muitas condições diferentes pode causar a compressão do nervo, embora alguns fatores subjacentes comuns incluem a gravidez.
É possível também acontecer quando se usa um jeans skinny para comprimir o nervo cutâneo femoral lateral. Estas calças apertadas na pele podem exercer uma pressão considerável sobre o nervo de uma forma semelhante a outros fatores de risco. Nem todo mundo que usa jeans skinny vai experimentar a sensação de formigamento, embora seja um efeito colateral potencial que deve ser considerado.
Independentemente da causa, o formigueiro na coxa normalmente desaparecem ao fim de algumas semanas ou meses, se a pressão sobre o nervo for removida. Indivíduos com excesso de peso podem encontrar alívio através da perda de peso, e aqueles cujos formigueiro na coxa é causada por estresse no trabalho pode ser aconselhado a passar menos tempo forçando os pés. Nos casos em que a compressão do nervo é causada por jeans skinny, simplesmente vestindo roupas soltas podem levar à recuperação. Alguns casos podem necessitar de cirurgia ou medicamentos.